Durante esta semana, Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um grande carregamento de aparelhos celulares sem nota fiscal na BR-135, em São Luís.

De acordo com as informações do Maranhão de Verdade, uma equipe da PRF abordou um veículo VOLVO/FH 400 6X2T, cor branca, que estava sendo conduzido por um motorista de 44 anos. No momento da vistoria foi descoberto que no compartimento de carga do veículo eram transportados diversos produtos, dentre os quais equipamentos eletrônicos. Ele não possuía nota fiscal dos eletrônicos, que estavam sendo enviados por uma empresa de São Paulo e seriam entregues na filial de São Luís.

O empresário que foi identificado como José Maria Pinheiro Gonçalves, proprietário do carregamento, possui uma loja localizada no bairro do João Paulo, na capital maranhense. Ele que é conhecido como Júnior, atualmente é maior fornecedor de celular, peças e acessórios do Estado, não somente do Maranhão, mas também de lastros em São Paulo e no Piauí.

O veículo transportava 140 aparelhos da marca Apple modelo Iphone, 120 Smartphones modelo C30, 18 Smartphones C33 modelo e 1.115 display de celulares de diversos modelos.

Logo após a preensão, o empresário se apresentou na Unidade da PRF em Pedrinhas alegando ser o destinatário dos aparelhos modelo C30 e C33, portando NF. A nota possuía data e hora de autorização/inclusão posteriores a abordagem.

A equipe apreendeu: 1.115 Aparelhos diversos eletrônicos (Displays de aparelhos celulares) e 278 unid de Telefones Celulares, sendo 140 aparelhos da marca Apple modelo Iphone, 120 Smartphones modelo C30, 18 Smartphones C33 modelo.

Diante das informações obtidas foram constatados os crimes de descaminho e transporte de mercadoria nacional sem nota fiscal.

Os materiais serão apresentados à Receita Federal para os procedimentos cabíveis.