Segundo informações colhidas nos autos do Inquérito Civil nº 014052-500/2023, que transcorre na 35ª Promotoria de Justiça Especializada PJE – 4ª Probidade da Comarca de São Luiz – MA. as informações de despesas de pessoal de servidores fantasmas lotados no Gabinete do Parlamentar, não estariam sendo publicadas no portal da transparência da ALEMA – ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO, descumprindo assim, a Lei de Acesso a INFORMAÇÃO. Nossa equipe apurou ainda, que, o PROMOTOR DE JUSTIÇA que preside o inquérito Civil, Dr. ZANONY PASSOS SILVA FILHO, já havia solicitado por diversas vezes o envio dessas informações, porém até o presente momento o parlamentar não só se se dignou a atender como ignoro a autoridade ministerial. Na robusta denúncia formulada por um cidadão comum, constam informações comprobatórias de um provável esquema de rachadinhas e de empréstimos consignados a familiares de apoiadores políticos lotados no gabinete do deputado maranhense.

Além disso, cabos eleitorais de Rafael Leitoa estariam sendo beneficiados com salários exorbitantes sem se quer se ausentarem de seus municípios, a exemplo do jovem MARCUS VINICIOS CARVALHO DAMASCENO, natural de Timon – Ma, filho de um conhecido aliado político de Leitoa, o conhecido “JURANDIR DO OVO, conhecido cabo eleitoral de Rafael Leitoa em Parnarama e é filiado ao Partido Democrática Trabalhista-PDT.

As investigações revelam ainda que, outras pessoas estariam sendo beneficiadas no esquema através de indicação de políticos apoiadores de Rafael. Aliados de um ex-candidatos a Prefeito de Parnarama-Ma, estariam lotados no gabinete de Rafael mesmo estando em salas de aulas em Parnarama e no vizinho Estado do Piaui. O esquema beneficiaria diretamente o parlamentar, que conforme fortes evidências recebem parte de salários pagos aos servidores (rachadinhas). Além de se beneficiar também com valores de empréstimos consignados contraídos pelos funcionários fantasmas, cumprindo um esquema corrupto protagonizado pelo parlamentar Rafael Leitoa, que é líder do governo na Assembleia Legislativa do Maranhão

As investigações seguem no Ministério Publico do Maranhão.
Tentamos contato com o Deputado, mas até o momento não obtivemos êxito.

    1. Transparência MPMA – Consulta a processosPDF_230928_100532

      LINK PARA CONSULTA

    2. https://apps.mpma.mp.br/transparencia/simp/detalhe.html?registro=014052-500/2023